top of page
Foto do escritorPriscilla Ruiz

Você conhece a PARTOLÂNDIA?

Atualizado: 1 de ago. de 2022

Já ouviu falar no termo “PARTOLÂNDIA”?



A "Partolândia" é como é popularmente conhecida uma das fases do trabalho de parto.


Se até então a mulher estava serena, contida, mantendo a calma e até conversando entre as contrações, quando entra na partolândia, perde-se a racionalidade e é ai que a “coisa” anda de verdade! ⁣

Mas o que acontece na PARTOLÂNDIA?⁣

❤️ É comum sentir ondas de calor;⁣

❤️ Muitas mulheres pedem analgesia e imploram por uma cesariana; ⁣

❤️ Algumas ficam meio agressivas, eu, por exemplo, lembro de mandar todo mundo “calar a boca” 🙈🤷🏽‍♀️⁣

❤️ Perde-se a noção de tempo e espaço, vc não conta mais as horas. ⁣

❤️ Conexão total com o processo não importando o que acontece a sua volta. ⁣

❤️ Instintivamente a mulher assume posições mais favoráveis ao processo ⁣

❤️ Se a gestante é envergonhada, esse é o momento que perde-se a vergonha da nudez, do corpo, de fazer xixi, coco, de gritar... ⁣



Meu trabalho de Parto do Théo. Aqui já estava com 9 cm de dilatação aguardando a analgesia


E o mais curioso? Lembramos de quase nada desse momento 😱 ⁣

Eu tenho alguns flashs na memória, não lembro da dor, lembro de algumas frases faladas pela médica e pela doula, mas lembro de arrancar minha roupa pq estava com calor e lembro de dizer que queria ir embora diversas vezes. ⁣

E o que é interessante é que conhecendo os processos , passamos a confiar mais no nosso corpo e deixar acontecer de maneira fisiológica e natural cada etapa. Eu sabia que eu iria pedir CESARIANA, mas cada vez que eu pedia, eu lembrava que aquilo era normal acontecer e isso me ajudou a não desistir. ⁣


Por isso, INFORMAÇÃO DE QUALIDADE é o item mais importante do seu ENXOVAL! E vc? Já esteve na PARTOLÂNDIA?⁣ E se achou relevante, não esquece de marcar sua amiga que tá grávida 🤰❤️⁣


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page